Primavera-verão 2013-2014 - Tendências

Estilos e tendências que vão dominar esta coleção: 

 Estilo Girly:

Significa mocinha, menininha, e seu significado traduz perfeitamente a essência do estilo: girly é a gíria para a mulher que escolhe vestir-se e comportar-se num estilo especialmente feminino e delicado, com um visual suave e carinha de boa moça; a girly gosta de ser uma menina e trabalha duro para isso, encarando o mundo com graça e sensibilidade.

Com um estilo super fofo e uma pegada bem moderna, o girly remete ao lady like de décadas passadas – estilo nascido nos anos 40, propagado nos 50 e seguido por amantes do vintage até hoje.Quando Christian Dior apresentou o new look, o romântico lady like logo tomou conta das ruas e dos guarda roupas de atrizes como Grace Kelly e Audrey Hepburn.

Atualmente as pessoas aderiram ao “lady like de vanguarda”, trazendo o romantismo em uma versão mais moderninha e divertida. Podemos dizer que a modernização do lady like deu origem ao girly.

 Peças chaves: Saias rodadas com a cintura alta – podendo ser curtas ou médias – cintura marcada, caimento godê, babados, cintura alta, cardigans, coletes e boleros, blasers em tons suavesCores: Tons leves como o nude, o rosa, azul e o lilás (tons claros e pastéis) e arrojados como o vermelho, o roxo, o preto e o pink. O verde água também cai muito bem.

Estampas: Divertidas e fofas como xadrez, laços, poás delicados,  florais, liberty, e coraçõezinhos também combinam muito bem com o estilo..


Estilo esportivo:

 O short é uma peça chave para a estação e vem repaginado, com uma influência esportiva:  Short-saia assimétrico: Mudando a versão saia e blazer, dando um estilo mais jovial ao look. Podem vir lisos ou estampados, seguindo a tendência das cartela de cores, ótimos para compor looks com blazer, mantendo o estilo mais despojado. Ficam ótimos nas composições com camisetas com estamparias de bandas de rock ou de marca de bebidas. 


O short esportivo de corridas: São os mais soltinhos, com aberturas nas laterais, em tecidos nobres e leves como o cetim, faz ótima produção com regatas ou blusas mais sofisticadas, num estilo mais despojado.

 Estilo Étnico:


As estampas étnicas prometem roubar a cena nessa estação. Sucesso na década de 70, agora elas aparecem repaginadas e com um toque de fashion e refinado. A estampa é inspirada nos índíos  americanos, asiáticos, astecas, nas tribos africanas entre outras nacionalidades. Com uma mistura de formas e cores, podem vir tanto em cores vibrantes, como numa versão mais básica, em tons neutros, como os tons de cinza. Elas surgem em vestidos, saias e também em acessórios, calçados e bolsas. Uma variação para os looks mais elaborados, são as padronagens tribais trabalhadas com paetês, tanto os coloridos, como os transparentes sobre estampas coloridas. 

Referências importantes: Grafismos étnicos peruanos, hindus e africanos; tramas de tapeçaria rústica; bordados texturizados; Efeito Tie-dye em sedas e algodão. Uma forma de valorizar a estampa é combinar com uma cor forte e contrastante.
 


Estampas de azulejos Portugueses:  


Tendência que entrou forte e está presente em todas as peças e acessórios, vem em sua maioria em tons de azul, mas tem muitas variações em preto. Nesta linha, vemos também estampas que lembram porcelanas chinesas, tapeçarias orientais.  Quando usar a combinações em duas cores, como com azul e branco, ou preto e branco, ilumine a combinação com uma cor contrastante, como o amarelo, que pode ser em pequenos detalhes, como cinto, ou bolsa.



Estilo Romântico (rendas e transparências):


As rendas e transparências estão em alta esta temporada. Os tecidos rendados vêm em tons de nude, vermelho, laranja e os inevitáveis preto e branco. Traduzem sensualidade e romantismo em blusas, tops, vestidos e calças, para levá-los de manhã e à noite.

De uma elegância clássica ao estilo mais casual, as peças rendadas são um convite à feminilidade. 
A composição do tule com a renda revela partes do corpo em decotes acentuados, conferindo muita sensualidade ao look, estes modelos estão presentes em todos os tons e, além de vestidos, vem em tops e blusas. 


Aquarela do Brasil: 


Uma profusão de cores fortes inspirados em nossas paisagens tropicais. São flores de todas as cores, pássaros, frutas e folhagens variadas, aprecem em tamanhos grandes, como folhas de samambaias, palmeiras. É sobre pensar em moda como um quadro a ser pintado e as tintas trazem inspirações da fauna e da flora. Dentro deste tema destacam se os tons de pink, amarelo, limão siciliano, rosa melão, todos os tons de azul: cobalto, royal, carbono, turquesa, piscina; além dos tons de verde das folhagens em todas as nuances. 














Estilo Fetiche glam:

 Inspirado nos looks de fetiche como os corselets, mistura rendas com transparência, looks com silhueta bem marcada, em alguns casos com ênfase no quadril, como no caso das saias peplum. O uso de transparência para trabalhar decotes muito profundos, deixando muita sensualidade, mas com um estilo prático. As costas também são detalhe importante pois existe uma profusão de decotes e transparência, principalmente usando o tule. 



Estilo Rocker:


Uma tendência que continua, com menor intensidade dos detalhes do tipo spykes, rebites e tachinhas, mas de estilo bem despojado. As camisetas com estampas de bandas ou de marcas de bebidas, são os itens que mais combinam com os outros estilos, trazendo um look mais despojado até aos estilos mais comportados, podendo ser combinadas com short jeans ou de sarja, ou até com sainhas mas comportadas.  


Todas as peças fazem parte da coleção de Primavera-Verão 2013 2014 
Genere Moda Contemporânea.